Muralismo colore a cidade de Parintins com as exposições a Céu aberto

Arte a Céu Aberto

Foto: Eduardo Melo

O 56° Festival Folclórico de Parintins, promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Coca Cola Brasil, desempenha um importante papel na difusão dos trabalhos de artistas locais e, percebendo esta janela de oportunidades, diversos projetos culturais são desenvolvidos neste sentido.

O muralismo que colore a Ilha Tupinambarana é uma das iniciativas. No ano passado ganhou repercussão o mural “Vitória da Cultura Popular”, da dupla Curumiz, que tomou a fachada principal do Bumbódromo e se tornou a marca oficial do festival. Outros muros da cidade foram revitalizados com pinturas de artistas locais, dando vida à primeira edição do projeto “Parintins Galeria Cidade Aberta”.

Foto: Dermison Salgado

Neste ano, os visitantes que escolheram como destino do 56º Festival Folclórico de Parintins, nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho, vão se deparar com o colorido dos muros tomando toda a cidade. A galeria a céu aberto será ampliada para outros 10 muros, incluindo o mural “Brasil futuro, ancestral”.

De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, o festival fomenta a cadeia produtiva cultural do Amazonas. “Parintins é um celeiro de artistas e, na temporada do festival, encontram a oportunidade de expor as suas obras, descentralizando a arte do interior do Amazonas, ultrapassando as limitações geográficas e alcançando várias camadas ao redor do mundo”, disse o secretário.

“Neste ano não será diferente, a cidade irá ganhar novos muros e a entrada do Bumbódromo, onde se concentram as agremiações, também receberá uma obra grandiosa que, certamente, irá repercutir além do estado”, reforça.

Segundo o diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca, por meio de iniciativas como essa, a Coca-Cola Brasil se empenha ativamente no desenvolvimento do estado. “Estamos comprometidos em auxiliar o Amazonas a alcançar um desenvolvimento sustentável, e esta jornada perpassa os investimentos na cultura. O Festival Folclórico de Parintins desempenha um papel estratégico para o estado e, principalmente, para a comunidade local”, afirma.

O diretor também ressalta que a meta do desenvolvimento sustentável mantém a Coca Brasil fiel ao Festival Folclórico de Parintins há quase três décadas. “Por esse motivo, temos sido patrocinadores oficiais do festival nos últimos 27 anos. Essa parceria nos permite gerar trabalho e renda para a região, além de apoiar os talentosos artistas locais. Estamos felizes em contribuir para o fortalecimento da cultura amazônica e por estabelecer parcerias que impulsionam a arte amazonense”, finaliza Bicca.

Nenhum comentário

Imagens de tema por 5ugarless. Tecnologia do Blogger.